terça-feira, 20 de outubro de 2009

Interessante ler!!!!!!!

ÁGUA NO BRASIL

O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo, concentrando cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta.

Mas o contraste na distribuição é enorme:


A região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do País, enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da população, conta com 6%.

Além disso, problemas como o desmatamento das nascentes e a poluição dos rios agravam a situação. Em conseqüência, 45% da população não tem acesso aos serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário.



A agricultura é o setor que mais consome água no país, cerca de 59%. O uso doméstico e o setor comercial consomem 22% e o setor industrial fica por último com 19% do consumo.

Projeções feitas por cientistas calculam que em 2025, cerca de 2,43 bilhões de pessoas estarão sem acesso à água.O desperdício é outro grande problema. Na verdade, é uma das causas para escassez. No Brasil 40% da água tratada fornecida aos usuários é desperdiçada. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas a média brasileira é de 200 litros.

Outros dados:

• 65% das internações hospitalares no país, principalmente de crianças, são causadas por doenças de veiculação hídrica.
• Diarréia e as infecções parasitárias estão em segundo lugar como maior causa de mortalidade infantil no Brasil.
• Apesar dos esforços, são poucas as indústrias brasileiras que tratam seus despejos antes de devolvê-los à natureza.
• Apesar de toda energia gerada pelas gigantescas hidrelétricas do São Francisco, ainda hoje 35% da população rural dessa região não possui energia elétrica em seus domicílios.
• São Paulo e algumas outras cidades do globo têm uma descarga de efluentes do mesmo volume que o fluxo natural dos rios que as atravessam.

Fechar a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba.




Saiba utilizar a água
Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.


Deixe o seu recado
Mande sua mensagem através do Mural de Recados. Participe e seja Amigo da Água!



3 comentários:

  1. kKKKKKK KD VC??????? TEXTOSSSS SOBRE A ÁGUAAAAAAA,NÃO ESQUEÇA ESTAMOS AGUARDANDO C E J. BEIJOS.NÃO ESQUEÇA DE NÓS

    ResponderExcluir
  2. Queridas colegas!
    O tema que vocês escolheram é uma preocupação mundial, acho importânte passar para os alunos este conhecimento e concientisação de que devemos tomar muito cuidado com a agua que recebemos em nossos lares pois isto um dia vai acabar, economizar é saber usar é ser um cidadão é isto é nossa obrigação e dever moral, com ser humano num contesto mundial.

    ResponderExcluir
  3. Oi, GURIAS!!
    Onde estão os textos de vcs para comentar?!
    Bjs

    ResponderExcluir